A CARREGAR

Type to search

Caminhos para o Paraíso

Para criar um caminho de jardim tão bonito quanto prático, considere as suas necessidades antes de começar a construção. Um caminho permite-lhe fazer um passeio tranquilo pelo seu jardim, mas também serve como acesso para trabalhos e manutenção.

As decisões devem ser tomadas antes de começar, incluindo decisões técnicas importantes, o compactar o solo e o tipo de bordadura, bem como a escolha final da cobertura. Pode variar entre um visual formal ou informal para diferentes partes do jardim.
A maneira clássica de começar é usar uma mangueira de jardim para delinear uma rota. É mais fácil mover uma mangueira do que mudar de direção depois de iniciar a construção. Isso geralmente acontece quando a relva é removida e substituída pelo plantio de cobertura do solo.

©CatarinaGDesigns

Existem linhas que são as naturalmente mais lógicas sejam em espaços públicos ou privados. A rota mais curta para acesso à água de lavagem, ao espaço de composto ou ao churrasco deverá ser tida em conta, seja ou não feita por um caminho.
Se não a tem certeza de uma rota exata, por que não criar uma área mais ampla e o caminho caminho tornar-se num espaço com gravilha? Criar um caminho no jardim entre grandes rochas cria um pouco de tensão e interesse e é prática comum em jardins de estilo japonês.
Faça o caminho com pelo menos 1,25 m de largura. Duas pessoas devem ser capazes de andar confortavelmente lado a lado. Quanto mais tráfego, maior o caminho e considere adicionar uma inclinação suave entre os degraus para os carrinhos de mão.

Adicione algumas curvas – lembre-se, não há linhas retas na natureza! Caminhos que seguem qualquer contorno são mais fáceis de usar e podem evitar degraus usando rampas suaves. Um caminho levemente sinuoso adiciona interesse e cria uma sensação de relaxamento, além de criar espaços de plantio. Mas lembre-se de mantê-lo simples, é sempre mais interessante.
Materiais variados também adicionam interesse. Por exemplo, use cascalho ou material vegetal para áreas informais onde as bordas do caminho se fundam no plantio. Para áreas de elevada circulação escolha materiais mais sólidos, como calçadas, tijolos, trampolins ou grandes pedras planas. É possível combinar cascalho com pedras para dar espaço para plantas de crescimento mais baixo. É preciso lembrar o que acontece quando chove – deixar alguma superfície permeável para a absorção de água e para evitar causar erosão nas encostas.
Jardins mediterrâneos não têm relvados e, portanto, esta é uma oportunidade para decorar os espaços exteriores usando materiais locais. A calçada portuguesa tem um design fabuloso e dão instantaneamente uma sensação “do espirito do lugar” (genus loci).

Incorpore iluminação se planear utilizar o seu caminho depois de escurecer. As luzes solares podem ser colocadas 2m a 3m de distância. O objetivo é iluminar o caminho para uma passagem segura depois que o sol se põe, não é para o transformar numa pista de aeroporto e arruinar a visão do céu. Marque onde vai ser a tubagem do sistema de rega ou outros cabos a colocar sob o caminho.
Pontos focais posicionados no final dos caminhos ajudam a chamar a atenção, provocando curiosidade e fornecendo uma pista visual para o destino. Os pontos focais podem incluir uma árvore especial, bancos de jardim, cantos sombreados e grandes recipientes de plantas ou algum lugar para ver o pôr do sol, copo na mão ….

Tomilho

Santolina virens

Sugestões de Plantio
Quando o caminho estiver terminado e estiver pronto para começar a plantar, uma das vantagens de um jardim mediterrânico é que podemos considerar o uso de plantas de todas as outras zonas climáticas mediterrânicas, bem como da bacia mediterrânica no seu sentido mais amplo. As escolhas de plantas dependem do que planeia para o resto do jardim, mas usar ervas aromáticas por exemplo tem a vantagem de ter perfume à medida que passeia.
O que pode considerar:
Para uma cobertura do solo confiável, dependa de perenes para flanquear o caminho do seu jardim, como alecrim de baixo crescimento e o Cistus crispus nativo que abraça o solo. Lembre-se de que as plantas crescerão sobre as bordas do caminho, portanto, não plante muito perto de onde deseja caminhar.
Fragrância de ervas aromáticas como tomilho, helichrysum e lavanda. Suculentas de cobertura do solo para cor e textura resistentes à seca, por exemplo, Graptopetalu.
A perene Dianthus pyrenaicus ‘Cap Béar’ oferece flores perfumadas.
As plantas de folhagem de prata adicionam interesse textural e tolerância à seca, por exemplo, Santolina viridis.
Pequena íris espalha rapidamente e têm flores adoráveis.
Iris albicans tem flores brancas
Liriope muscari é uma favorita dos jardins japoneses.
Pachysandra terminalis cresce encorpada o suficiente na sombra para sufocar ervas daninhas.
Sedum está disponível em muitos tamanhos e cores
S. sediforme é uma Vinca difformis nativa e fornece flores azuis bonitas durante o Inverno.

Vinca

Lavanda

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo