A Cistanca é uma planta pouco vulgar, que se distingue no sapal marinho pela sua forma e pela sua cor amarela, sobressaindo entre todas as plantas do Sapal.
(Sapal – é a designação dada às formações aluvionares periodicamente alagadas pela água salobra e ocupados por vegetação holofótica ou em alguns casos, por mantos de sal).
É uma planta parasita (desprovida de clorofila), que necessita de uma planta hospedeira, da qual se alimenta dos seus nutrientes, através das suas raízes, que penetram no tecido da hospedeira, que neste caso normalmente pertence à família das Chenopodiaceae.
Possuem uma estrutura de sucção (haustórios), que lhe permite obter a seiva elaborada.
Cistanche Phelypaea L Cout
Espécie: Cistanche Phelypaea L Cout
Família: Orobanchecae
Ordem: Lamiales
Nome Comum: Cistanca
Floração: Fevereiro – Junho
Distribuição: Região Mediterrânica, Norte África, SW de Ásia e Macaronésia.
Habitat: Sapais
Fotos Recolhidas no Algarve: Praia do Alvor – Sapal Ria do Alvor
Descrição:
Planta perene carnuda, robusta, haste de cor marron, com base oblongo-cónica, arredondada no topo.
Folhas também de cor marron, inflorescência em espiga densa com flores de cor amarelo intenso.
Cálice longo tubuloso, dividido em cinco lobos obtusos. Corola afunilada, curvada e glabra, campanulada de cor amarela brilhante. Estames com quatro filetes pilosos para a base, anteras esponjosas.
Cápsulas longo ovoides com sementes numerosas e pequenas.
Fonte: Wikipédia, Flora On, Utad.
Manuela Rocha é natural de Almada, formada em Engenharia de Sistemas Marítimos de Electrotecnia e Telecomunicações, especializou-se na área da electrónica marítima.
Nos seus tempos livres gosta de passear e fotografar a Natureza em todas as suas dimensões, mas o que a cativou foram as flores silvestres que de forma espontânea estão aí a surpreender com a sua beleza.
Com um levantamento de imagens feito ao longo de vários anos o Portal do Jardim vai contar com a sua preciosa colaboração partilhando connosco as suas descobertas.