A CARREGAR

Type to search

O Hibisco é uma flor maravilhosa

Pode ser usado como pequena árvore, ou latada ou mesmo sebe. Têm uma grande variedade e são plantas eretas fáceis de cultivar e crescimento rápido.
O hibisco-da-síria, (Hibiscus syriacus), talvez o mais comum, é um arbusto lenhoso com muitas fibras, que pode chegar aos 3 metros de altura, originário da China e partes da Ásia. Pode ser usado com muito sucesso na arborização urbana, tanto pela ornamentalidade como pelo forte aroma exalado nas noites quentes. Florescem entre meados do Verão e o Outono.
Nota: A Coreia do Sul adotou o hibisco-da-síria como flor nacional.

As flores têm cores que variam entre o vermelho, cor de rosa, alfazema e branco. No final da primavera os hibiscus cobrem-se de folhas lobuladas que caem no final do Outono. Podem atingir larguras entre 1,8 m e 3 m e alturas entre os 3m e os 4,5 m.

Onde Plantar
São plantas que podem viver com bastante sol. O seu porte exuberante e ereto juntamente com as flores dão-lhe um aspeto exótico que o torna perfeito para as sebes coloridas.
Um único arbusto pode facilmente tornar-se um verdadeiro protagonista no centro do relvado ou complementar de forma elegante um canteiro de perenes ou anuais. Se se limitar o seu crescimento a uma única haste o hibisco adquire um atraente porte arborícola.
A plantar pode ser cultivada ao longo de um muro ou vedação, eliminando os ramos que cresçam muito e mantendo apenas os que crescem paralelos ao suporte.
Também é perfeitamente adequado para criar um abrigo discreto e compacto. Neste caso deverá dispor as plantas a distâncias de 1 m entre si e efetuar uma poda anual de manutenção.

Parceiros ideais
As plantas mais adequadas para acompanharem o hibiscu e a sua forma pouco comum são plantas que possuam texturas e formas contrastantes e deverão ter as mesmas exigências ao nível de água e terreno.
A Achillea tomentosa, a Gypsophilia repens e o absinto de folhas prateadas são plantas que possuem estas características.
Os hemoracles são parceiros ideias para os hibiscus de cor alfazema clara e a Caryopteris é ideal para parceria com o hibiscu vermelho.

Estação a Estação
Final do Inverno, início da Primavera proceder à plantação
Compre plantas em vaso que tenham aspeto viçoso e estejam em bom estado. Rejeite plantas com raízes nuas. Como estão desidratadas poderão não se desenvolver.
Plantar os Hibiscus e regar abundantemente. Solo húmido e bem drenado e Sol direto.
No início da Primavera é altura de podar. Elimine as hastes delgadas e frágeis e pode as restantes até 1/3 do seu comprimento.
No Verão e início de Outono é a altura de manutenção, deve regar abundantemente durante os período quentes. Desenvolvem-se melhor em solos húmidos.

Doença mais comum
Os afídeos são pequenos insetos que sugam a seiva dos novos rebentos. Segregam um líquido açucarado que depositam sobre as folhas e que atrai as formigas. Podem ser eliminados com um potente jato de água ou um bom detergente inseticida.

1 Comments

  1. Nazaré Oliveira 24 de Setembro de 2022

    Excelente, este Portal do Jardim!
    Parabéns!

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo