A CARREGAR

Type to search

Tags:

Nigela (Nigella damascena)

Planta anual, fácil de cultivar, ótima para flores de corte e de propagação. Precisa de sol direto e solo bem drenado para isso junte adubo. As flores de Verão podem atingir alturas entre os 20 e os 60 cm e larguras até 20 cm
A Nigela está disponível em várias cores – branco, malva, rosa, rosa escuro e amarelo bem como no azul original. Estas anuais dão-se bem em várias condições. As graciosas flores de Verão destacam-se da folhagem vaporosa, filiformes e plumosas e são seguidas de vagens espessas. São excelentes para flores de corte e os frutos são também adequados para arranjos de flores secas.

O porte ereto e denso e a textura ligeira das nigelas permitam integrar-se sem problemas entre anuais, perenes e flores silvestres. A natureza de auto propagação da nigela torna-a adequada para qualquer conjunto de flores silvestres ou para relvados de jardins informais onde se multiplicam sem problemas.
Num grupo de perenes de floração tardia, uma mão cheia de nigelas pode dar uma nota colorida bastante cedo na estação, antes das chegada do calor estival e da floração das restantes plantas.
Uma fila de nigelas anãs constitui uma excelente bordadura para um canteiro de anuais ou um conjunto de bolbos primaveris.

Existem variedades de cores e alturas diferentes. São parceiras ideias para lírios florentinos mistos ou as cinerárias e a Stachys byzantina. As nigela azul indigo ficam bem com as papoulas vermelho vivo. Enfim vai depender muito do gosto de cada um.

Estação a Estação
Final de Inverno proceder à sementeira. Nas regiões mais frias semeie num local abrigado em vasos de turfa que pode colocar no solo depois da última geada.
Na Primavera quando o solo se torna lavrável revolva com uma forquilha, elimine herbáceas e pedras. Incorpore uma camada de adubo para melhorar a drenagem e nivele a superfície com um ancinho.
Distribua as sementes ao acaso no canteiro e cubra-as com uma camada fina de terra premindo com as mãos. Regue com aspersão ligeira. Quando as plantulas atingirem a altura de 5 cm elimine algumas ajudando se necessário com uma tesoura. Para prolongar o período de floração semeie de 2 em 2 semanas até ao final da Primavera; em zonas mais quentes pode ir até ao Outono.
Quando as plantas florescerem fertilize com um produto equilibrado solúvel em água.
No Verão cortar as flores murchas para prolongar a floração durante algumas semanas.
No Outono há que limpar. No final da floração ou depois da primeira geada extrair as plantas e use-as para fazer composto.

Ameaças
As lesmas alimentam-se das folhas desta planta que é resistente a outros parasitas e doenças.
As lesmas são animais noturnos que deixam um rasto prateado reconhecível. Preferem solo húmido e a sombra. Apanhe-as com armadilhas adequadas ou com um prato cheio de cerveja.

Outras dicas:
Para ter sucesso compre plantas jovens com 10 – 15 cm de altura e que não estejam em flor ou, como alternativa, adquira as sementes no Inverno.
Se tiverem flor e forem mais altas têm um sistema de raízes denso que torna difícil transplantar.
Os frutos são bons para secar. Devem ser colhidos quando estão maduros e não formaram ainda estrias cor de rosa. Pendure-os de cabeça para baixo.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo