A CARREGAR

Type to search

Tags:

Flor Balão Platycodon Grandiflorus

É dos seus grandes botões semelhantes a balões em miniatura que vem o seu nome comum.
O atrativo são as flores de fim de Verão, as várias formas cultivadas desta vivaz produzem flores muito bonitas que podem ser azuis, roxo com lilás, rosas clarinhas e brancas. Os tufos que forma são compactos. Ficam bonitas em todo o lado, num jardim de rocha, num canteiro mas também em jarras sendo excelentes flores de corte.
Funcionam muito bem com outras vivazes como a Obediência (Physostegia) a Aquilégia (Acchillea) e a Salgueirinha (Lythrum), por exemplo.

São fáceis de cultivar e resistentes às doenças. Depois de bem estabelecidas não devem ser mexidas pois não gostam que lhes perturbem as raízes.
De resistência rústica preferem solo profundo, fértil e húmido, com boa drenagem, sol direto ou sombra parcial. Em locais desabrigados convém amparar os caules.
As variedades mais conhecidas podem atingir os 45 cm de altura. Adequada a locais onde possa permanecer por vários anos, seja na parte central dum canteiro ou numa bordadura estreita e soalheira ao longo de uma vedação ou caminho.

Estação a estação
Final do Outono
Deve ser efetuada marcação quando as plantas já têm folhas, assinale a posição de cada uma de forma a não danificar as raízes quando se plantarem as novas.
Na Primavera deve dividir e plantar. A sementeira pode ser feita em vasos num estufim frio. Extraia as plantas mais velhas e divida o caule em porções com pequenos ramos e raízes. Transplante-as em seguida. Plante os novos no final da estação.
No Verão é para manter o solo húmido para que as florações sejam exuberantes. Pode também remover os lançamentos que criaram raiz, junto da base, no inicio do Verão e usá-los como estacas. Apoie a planta com tutores impedindo que os caules se dobrem e partam.

Doenças
Embora sejam resistentes as cigarrinhas atacam na Primavera. Sugam a seiva dos caules e folhas enfraquecendo a planta. Os danos não são graves é mais pela componente estética dado que aparece uma camada esbranquiçada. Elimine o inseto à mão ou com jato de água.

Plantação
Aconselhamos a que compre as plantas na Primavera com etiqueta que indique a cor e variedade e com raízes bem desenvolvidas. Quando o solo aquecer escave um buraco de 30 x 30 cm. Remexa o solo dos bordos e do fundo com uma forquilha. Encha até metade com adubo e incorpore lentamente a terra até obter uma mistura homogénea. O buraco deve ser escavado para acolher a planta que deve ficar sobre um cone de terra com uma altura entre 5-8cm. Compacte e regue bem mantendo o cone de terra. Cubra com casca de pinheiro toda a zona em redor da planta. Regue e colha as flores murchas durante o Verão para manter a floração continua.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo