A CARREGAR

Type to search

Kiwi (Actinidia chinensis) – Frutos peludos e saborosos

Variam de acordo com tamanho, textura e doçura

Frutos de cascas fina e polpa carnuda com sabor a uva possuem tamanhos entre um bago de uva e de uma ameixa.
Pode ser uma trepadeira decorativa de grande longevidade e no Verão tem flores brancas. De folha perene os frutos acontecem entre o final do Verão e início do Outono. Requer sol direto, 6 horas diárias, para uma maturação completa e solo rico e bem drenado. A planta pode chegar até aos 90 cm de largura e os 9m de altura.
Os ramos precisam de ser atados a estacas. Para dar frutos devem cultivar-se próximas plantas masculinas e femininas e só estas produzem frutos.
Os kiwis de casca peluda são adequados para climas quentes enquanto os de cascas lisa são mais rústicos. Os kiwis de casca lisa comem-se inteiros. Não são tão usuais entre nós sendo o mais comum a variedade Hayward tipo delicado – fruto castanho avermelhado, peludo, de calibre médio, polpa verde-claro e é doce.

As larvas peludas, lepidópteros desfolhadores, ocasionalmente podem atacar a plantas deixam grandes buracos nas folhas. O melhor é mesmo destruí-las uma a uma.

Evite amachucar os frutos enquanto estão na planta. Um trauma pode estimular a produção de etileno que os fará amolecer. Até um ano de idade os quivis necessitam de podas regulares. Podar no Verão e no Inverno até 35 cm dos ramos de modo a deixar passar a luz suficiente para projetar sombra no solo.

Na Primavera é tempo de plantação. As plantas jovens dão-se bem assim que o terreno aquecer. Como é planta trepadeira coloque-a junto de uma grade e regue com abundância. Cubra as variedades delicadas com temperatura mais baixa e fertilize todos os meses.
Deixe amadurecer os frutos e colha-os quando estiverem moles. Os rústicos cortados com tesoura e os delicados apanhados à mão.
No Verão é tempo de podar os rebentos mais enredados e danificados na planta feminina. Na planta masculina cortar os ramos floríferos após a floração, até mesmo no final de Verão se necessário e fertilize todos os meses. No Inverno novamente após as primeira geadas podar os ramos secos da planta feminina bem como todos os que tenham frutificado dois anos seguidos.

Vantagens na sua ingestão:
Como é uma fruta rica em fibras, o kiwi facilitar o movimento do intestino e atua como um laxante natural. Melhora a função respiratória em pessoas com asma, pois é rico em vitamina C, devendo-se comer de 1 a 2 vezes por semana. Regula a pressão arterial, diminui a retenção de líquidos e o risco de ataque cardíaco, porque além de ser rico em água, que favorece a eliminação do excesso de líquido pela urina, também é uma fruta rica em potássio e outros minerais, que ajudam a manter a pressão controlada. Reduz o colesterol, devido ao seu teor em fibras e antioxidantes, que faz com que a fruta tenha uma ação redutora de gorduras.
Fonte de magnésio, proteínas e vitaminas A, E e B6.

Origem

O género Actinidia, no qual a planta do kiwi se insere, é originário da Ásia onde tem uma grande dispersão geográfica na zona oriental, estando presente desde zonas tropicais até regiões temperadas, com 50°N de latitude. No entanto, grande parte das espécies deste género são originárias da China, nomeadamente dos bosques e vales do rio Yang-Tsé-Kiang e das províncias de Yunnan, Hupeh, Chikiang e Szechwam. A variedade de kiwi mais cultivada atualmente em Portugal é proveniente de uma espécie originária no interior da China, entre 25°N e 35°N de latitude, nas margens do rio Yang-Tsé-Kiang. O kiwi, apesar de ser uma espécie autóctone da China, foi internacionalizado pela Nova Zelândia, no início do século XX. Contudo, só na última metade do século XX é que se verificou uma grande expansão da cultura. Atualmente o kiwi é um fruto cultivado em ambos os hemisférios, obtendo-se frutos de outubro a novembro no Hemisfério Norte e de abril a junho no Hemisfério Sul. A China continua a ser o país com maior produção mundial de kiwis. Segundo dados da FAO, relativos ao ano de 2014, a China produziu cerca de 53% da produção mundial, seguindo-se a Itália e a Nova Zelândia com 15 e 12 % da produção mundial, respetivamente. Em Portugal, o cultivo de kiwis tem tido um grande crescimento em termos de área e de produtividade, apresentando atualmente valores médios de produtividade que rondam as 12 ton/ha. Este valor está abaixo da produtividade média mundial que é de cerca de 15 ton/ha e ainda mais abaixo dos valores verificados na Nova Zelândia, onde se registam valores de produtividade média de 34 ton/ ha
Fonte: Manual Boas Práticas para Culturas Emergentes/Ajap

Casa de Alfena

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo