Sabia que bastam apenas 4m2 de terreno para alimentar uma pequena família com vegetais (com rotação intensa, claro!). Pensámos que seria bom descobrir quantos de nós já têm o hábito de, no nosso jardim ou varanda, ter um cantinho dedicado aos vegetais. Já começou a sua mini-horta? Se ainda não começou, gostávamos de saber quais os principais obstáculos que acha que vai ter! Deixe o seu comentário.
[poll=3]
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
Mas primeiro tenho de mudar para uma casa com jardim. A não ser que alguém me empreste o jardim para o fazer.
Basta ter uma varanda mesmo que pequena, com uma boa orientação solar que com um pouquinho de vontade poderá cultivar o que quiser! O tomate é de fácil cultivo e como cresce na vertical poderá ter um óptimo rendimento tal como os pimentos e beringelas, as alfaces são igualmente de fáceis cultivo. Existem já a venda vasos rectangulares que podem ser colocados na parede ou mesmo encaixados (formando uma parede de + ou – 20cm ou menos de espessura), existem ainda sacos c/furação especifica (mais p/morangueiros) ou podem-se fazer buracos nos sacos de terra e depois é só vir aqui ao Portal do Jardim e ver como se cultiva! Se a varanda for demasiado exposta uma rede sombra dar-lhe-á a protecção necessária. Não deixem de cultivar por acharem que não tem um cantinho para o fazer!
O meu pai sempre viveu em apartamento, eu também vivi 20 anos em Lisboa, num 4º andar. Tinhamos morangos e tomates, para além de ervas aromáticas em vasos na varanda. E davam o suficiente para nós. Chegámos até a ter umas couves “pernaltas”. Se tiver uma varanda, ou uma marquise com claridade, não precisa de se mudar para uma casa com jardim para ter uma mini-horta. E há também a cultura hidropónica, ver http://www.hidrovista.pt. Vi este sistema o ano passado na ExpoJardim da Batalha e é impressionante. Nem sequer precisa de muito espaço. Portanto, nada de desculpas e toca a cultivar.
Tenho um pequeno jardim, onde aproveito para ter uns legumes na altura própria, mas o meu problema é manter na marquise algumas ervas aromáticas para o dia a dia : coentros, hortelã, salsa, poejos e cebolinho. Como a marquise é fechada fica tudo estiolado. Vou tentando, mas é complicado – a hortelã e a salsa ainda escapam apesar da s folhas da hortelã ficarem pequenas e com os ramos estiolados. Fico com a esperança de conseguir “enganar” alguma vez umas ameijoas com um cheirinho de coentros ou até fazer uma açorda.
A marquise talvez seja demasiado quente para as aromáticas, ou talvez estejam demasiado perto da janela, querem claridade mas não calor em excesso. A rega também é importante. Noto que em vasos precisam de rega bastante frequente, muito mais do que no jardim. Experimente o tomilho, os oregãos e o cebolinho. Tenho tido sucesso com estas ervas, em cima da banca da cozinha perto da janela sem ser encostado ao vidro. Vou regando no prato do vaso O tamanho dos vasos também é importante. Ai as ameijoas e a açorda… Agora fiquei cheia de apetite!
Tenho dois pátios onde pratico alguma agricultura em vaso. O ano passado consegui ter uma belíssima colheita de tomate cereja, tentei feijão, mas creio que o calor que faz nos terraços foram os culpados de não ter conseguido colher alguma coisa.As curgetes deram imensas flores mas não não consegui frutos. Este ano vou estar mais atenta e tentar outras variedades.Fiquei muito satisfeita com este artigo, pois vem de encontro ao que eu penso e é um incentivo para quem nunca experimentou a agricultura em vasos.
Tenho um pequeno quintal onde “tento” tento um hortinha mas, existe pouca informação geral sobre entusiastas de horticultura, porque nao faço disto o meu sustento mas sim um passatempo que adoro!!! Claro que acabei agora mesmo de colher a minhas ultimas ervilhas! E que belas ervilhas, quando comparo com as congeladas, que compramos, fico toda orgulhosa!!!!
Bem toca a cultivar!!!!!
Tenho duas varandas uma virada a sul extremamente quente e ensolarada e outra a norte que não apanha sol quase nenhum e apanha bastante vento. Comprei um vaso de manjericão, pu-lo na varanda norte e ficou murcho, na varanda a sul também. Quero mesmo começar a cultivar a minha mini horta mas tenho receio que esta exposição não o permita. Alguém me pode dar algumas dicas?
Eu também tenho duas varandas gostaria de iniciar o cultivo de uma mini -horta, confesso que não percebo nada, comecei agora a perquisar, não sei por onde começar…Não sei se a exposição solar é adequada, não sei nada sobre o tipo de solo. Coloquei um vaso com morangos, mas apareceu logo um pulgão…