As acelgas Beta vulgaris L são plantas herbaceas, bianuais da família das Quenopodiáceas à qual pertencem também os espinafres e as beterrabas, a variedade mais cumum é a cicla, em inglês é conhecida por swiss chard ou seakale beet e em francês por cardes.
É um legume origário da bacia do Mediterrânio onde ainda cresce espontâneo nalgumas regiões, é hoje plantada e apreciada um pouco por todo o mundo.Era já conhecida dos Gregos Antigos à cerca de 2000 anos atrás, tanto estes como os Romanos elogiavam as suas propriedades medicinais e nutritivas.
É de cultura fácil, dando-se bem em vários tipos de solo preferindo no entanto solos bem drenados e de baixa acidez, ph 7.2, suporta bem a salinidade do solo e as geadas, mas prefere climas amenos, sensível a mudanças bruscas de temperatura, Existem as variedades verdes (silver beet) ou vermelho (Ruby chard), estas últimas são muito vezes utilizadas como plantas ornamentais nos jardins. Boa consociação com feijão, cenouras e couves.
Semear no exterior com intervalos de cerca de 30 cm, colocar 2 ou 3 sementes em cada cova, não demasiado profunda, covém demolhar as sementes algumas horas antes de as semear. Poderá realizar duas sementeiras por ano, por exemplo em Outubro e Março para assegurar colheita o ano inteiro; desbastar com espaços de 20 a 30 centímetros, alternar cultura com leguminosas que ajudarão a fixar o azoto que as acelgas tanto gostam; colher as folhas exteriores à medida que estas forem crescendo, os talos são por vezes cozinhados separadamente e considerados um verdadeiro acepipe, de sabor subtil e delicado, tanto da variedade vermelha como verde.
Muito rica em fibras, vitaminas e sais minerais, nomeadamente vitaminas A, B1, B2, C, K, e PP, ferro, potássio, magnésio, cobre e cálcio, rica ainda em betacaroteno.
Diurética, refrescante e ligeiramente laxativa, muito recomendade em vários tipos de dietas incluindo as de emagrecimento, é um leguma de fácil digestão, mais aconselhado que o espinafre, é depurativa e vermífuga quando acompanhada por alho, é um anti-oxidante natural, útil no tratamento de hemerróides, anti-hemorrágica, em decocção e cataplasmas para prevenir vários problemas de pele incluindo queimaduras, mas também furúnculos, crostas do leite, abcessos, em casos de epilepsia o suco injectado nas narinas pode ajudar a combater esta patologia. Recomenda-se no Inverno para pessoas idosas.
Pode utilizar-se crua em saladas ou cozinhada a vapor, é preferível consumir rápidamente após a colheita, a sua conservação não deve ultrapassar 4 dias no frígorifico. Pode utilizar-se em gratinados, sopas, omeletes etc.
Imagem: Steven Walling
FERNANDA BOTELHO nasceu em Tojeira/Sintra em agosto de 1959.
Aos 18 anos viaja para Londres onde estuda antroposofia e plantas medicinais e pedagogia Montessori.
Fez o curso de guia de jardim botânico com a Alexandra Escudeiros e gostou tanto que repetiu no ano seguinte.
Apaixonada por jardins botânicos, é frequentadora assídua de Kew gardens. Absorve o que vê, fotografando e escrevendo.
Publica anualmente desde 2010 agendas de plantas medicinais, três livros infantis “Salada de flores” “Sementes à solta” e “Hortas aromáticas”. “As plantas e a saúde, guia de remédios caseiros”. É colaboradora do programa Eco-escolas desenvolvendo projetos de plantas medicinais e hortas sustentáveis nos espaços escolares com professores e alunos.
É convidada regular da RTP 1, organiza passeios botânicos e dá workshops sobre plantas medicinais.
Blogue Malva Silvestre.
para eu cultivar em casa, onde não tenho quintal, após a sementeira que tipo de recipiente (largura e profundidade) devo colocá-las para poderem crescer ?
muito obrigado
Divinal!
Qual é a produtividade anual por ha?
obrigado