Hoje, 13 de Dezembro, será lançada, no Palácio Nacional de Queluz, a publicação “Os Jardins do Palácio Nacional de Queluz, intervenção de conservação”, uma edição da Associação World Monuments Fund (WMF) Portugal com coordenação editorial dos Professores A. Elena Charola e José Delgado Rodrigues.
Este livro é fruto de um trabalho multidisciplinar que aposta na investigação histórica e científica, testemunhando e documentando todos os estudos e intervenções levadas a cabo pela WMF Portugal nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz durante cerca de 8 anos.
É ali retratada a complexidade e diversidade das intervenções, bem como as dificuldades encontradas, que foram sendo superadas com apoio da Comissão Cientifica e diálogo permanente com a Direção do Monumento, a World Monuments Fund Britain e as Instituições da tutela. Todos os processos foram conduzidos com rigor científico e técnico, de forma a restituir ao público a beleza e qualidade dos Jardins, desde a recuperação dos sistemas hidráulicos de abastecimento aos lagos, fontes e jogos de água, à conservação e reabilitação das esculturas e estatuária de chumbo e pedra e, ainda, de uma significativa intervenção no Canal de Azulejos.
No restauro do excecional conjunto de esculturas em chumbo de John Cheere, a intervenção contou com o apoio da WMF Britain, na contratação do conservador Rupert Harris.
A intervenção foi acompanhada pela realização de workshops com o duplo objetivo da formação em restauro das estátuas de chumbo e de nove workshops dedicados à manutenção em pedra. Reuniram quase cem participantes e deles beneficiaram alguns funcionários do Palácio de Queluz que, assim, adquiriram qualificações que lhes permitem assegurar uma continuidade na manutenção da estatuária dos Jardins.
Este é um registo indispensável para todos os que se interessam pela conservação e defesa do Património, e contribuirá seguramente para a sustentabilidade de futuras intervenções naquele extraordinário espaço Monumental que constitui os Jardins do Palácio Nacional de Queluz.
Encontrar-se-á à venda a partir desta Quinta-feira nas lojas dos monumentos sob tutela da Parques de Sintra, com um preço de 30 Euros.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.