A CARREGAR

Type to search

Garden design; topiária nos jardins contemporâneos

A topiária é a arte de podar plantas em formas ornamentais. Consiste na prática da jardinagem que dá formas artísticas às plantas recorrendo à poda para esse efeito. Conhecem-se evidências da prática de topiária desde os tempos romanos, e voltou em força durante o renascimento Italiano culminado com a obra de André Le Nôtre, o criador dos jardins de Versalhes em 1662. Le Nôtre recorreu à utilização de várias espécies (principalmente o buxo) para obter formas cónicas e piramidais.

SAM_0604

 

Com o estilo de jardins do período vitoriano, em Inglaterra do século XIX, as formas utilizadas na arte da topiária passaram a ser arredondadas, meias luas, rombos, corações e arcos. Os jardins de Villandry, um espaço em que os padrões têm um papel preponderante assim como o uso da poda que cria efeitos extraordinários nos jardins.

SAM_0561

Para “esculpir” uma planta são necessários, normalmente, vários anos de intervenções que consistem, entre outras técnicas, em utilizar estacas e armações para guiar o crescimento e obter as formas que de outra maneira seriam impossíveis de alcançar.

SAM_2072

Algumas das espécies vegetais utilizadas, para além do buxo, são as dos géneros Ligustrum, Lantana, Lonicera (madressilvas) e Hedera (hera), ou Prunus laurocerasus (o louro-cerejo) e o alecrim. A topiária é tradicionalmente feita em vegetação de folha persistente, compacta e relativamente estável em termos de crescimento.

SAM_1651

Para conseguir arbustos podados com formas individuais, o mais apropriado é utilizar arbustos espessos como o buxo ou o teixo. Árvores e arbustos podem também ser adquiridos já treinados, em viveiros especialistas neste tipo de trabalho, que terão um aumento de custo associado. Durante os últimos dois anos temos vindo a verificar um retorno da topiária ao jardim residencial, com tendências para formas mais geométricas e não as representações figurativas mais tradicionais de animais, etc.

SAM_1938

Durante o RHS Chelsea Flower, que decorre em Londres durante o mês de Maio, podemos analisar exemplos de como elementos de topiária podem ser integrados com uma vegetação mais naturalista criando contrastes interessantes em termos estruturais. Este tipo de interpretação contemporânea da arte do topiário é muito interessante e um desafio para os jardineiros mais exigentes pois requer uma manutenção muito mais cuidadosa e paciente.

Alguns dos exemplos mais interessantes tem haver com o contraste do elemento topiário com vegetação de estrutura mais naturalista e por vezes até aparentemente caótica. Este elemento é tembém ideal para fazer divisões no jardim, criar espaços específicos dentro do jardim.

SAM_0664-Edit

 

Sobre o buxo: O buxo é uma planta ornamental arbustiva de folha persistente e de cor verde. É indígena no centro da Europa, em África, na Ásia ocidental, nas Antilhas e na América central. Pensa-se que os romanos terão sido os primeiros a podar buxos e outras plantas arbustivas, dando-lhes a forma de colunas, pirâmides, bolas e animais. Esta arte – a topiária – foi redescoberta através dos jardins do barroco francês e do renascimento italiano.

SAM_0594

 

Doença que muitas vezes ataca o buxo: O fungo Puccinia buxi forma inicialmente pequenos pontos alaranjados e de contorno irregular sobre as folhas. Na sequência do desenvolvimento surgem pústulas castanhas escuras e purulentas Os esporos passam o Inverno neste estádio e podem infetar as folhas formadas na Primavera. As folhas perdem a cor e as manchas ficam mais escuras. Quando o ataque é muito agressivo, pode ocorrer queda da folhagem. O tratamento pode ser feito através da aplicação de fungicidas.

SAM_0590

 

DSC_0175

Tags:

Talvez goste deste artigo

2 Comments

  1. Luisa Mendes 24 de Junho de 2015

    Inspirador mesmo. Obrigado Portal do Jardim.

    Responder
  2. Felipe 28 de Março de 2016

    Bom dia,

    muito obrigado pelo artigo,
    será que me sabe dizer onde se podem encontrar bons exemplos em Lisboa e arredores. Também me interessaria saber de casas com jardins com estes exemplos.
    Melhores cumprimentos
    Felipe

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo