A CARREGAR

Type to search

Plantas vivazes usadas em pequenos jardins

As plantas vivazes são um grupo de plantas herbáceas que durante o Inverno morrem à superfície do solo mas toda a parte da planta debaixo do solo hiberna, brotando de novo na Primavera e formando hastes, folhas e flores. No final do Outono dá-se início ao novo ciclo com a morte das zonas da planta acima do solo. De um modo geral resistem ao Inverno salvo se existir excesso de água.

Lupinus polyphilus

Lupinus polyphilus

Cardamine pratensis

Cardamine pratensis

Usadas em pequenos jardins, são fáceis de adquirir, não são dispendiosas e não ocupam muito espaço. O Lupinus polyphillus, as Plhox, as peónias (Paeonia), as ásteres ou despedidas (Aster) e as esporas (Delphinium ajacis) são espécies bem conhecidas de toda a gente e muitas delas também não faltam em nenhum jardim. Algumas até são espontâneas, como por exemplo o dente de leão ou taráxaco (Taraxacon) o Lamium, o Chamaenerion angustifolium e a Cardamine pratensis.

Chamaenerion angustifolium

Chamaenerion angustifolium

Nos viveiros encontramos certas plantas que incluímos no grupo de subarbustos como a Alfazema (Lavandula angustifolia), a Santolina e o Teucrium são exemplos de plantas mais resistentes ao Inverno e que podem de forma harmoniosoa compor estes canteiros.

Lavandula angustifolia

Lavandula angustifolia

As vivazes têm características excelentes para a construção de jardins e dada a variedade de plantas existentes convém planear o que se vai colocar. Essas escolhas podem ser por exemplo por cores, por tempos de floração, pela altura e volumetria.

A melhor época para plantar as vivazes é na Primavera ou no Outono. É melhor plantar quando a planta ainda está na fase de hibernação, a sua adaptação vai ser mais eficaz.

Delphinium elatum

Delphinium elatum

Se vai formar canteiros aconselhamos colocar as vivazes dominantes mais altas ao fundo. As secundárias têm folhas decorativas de altura média e colocam-se à volta das dominantes e finalmente aquelas a que chamamos de encher, mais baixas, completam os espaços em aberto e nas bordas dos canteiros. Existem igualemnet plantas que se desenvolvem a velocidade diferentes e por isso é importante ter este aspecto em conta.

Phlox

Phlox

As plantas vivazes precisam de alguns anos para se adaptarem e crescerem mas os resultados vão compensar.

Também ter em conta as exigências que as plantas têm em relação ao terreno. Enriqueça a terra com substrato que estas plantas agradecem e para as que formam caules ou folhas grandes um pouco de fertilizante no final do Inverno é bem vindo.

 

Aster

Aster

6866_Adubo_Roseiras_Arbustos_750G_Naturen_KBRecomendamos a utilização do produto da Gama Naturen Adubo Roseiras e Arbustos:

Ideal para todas as variedades de roseiras, flores e arbustos floridos.

Até 3 meses de nutrição completa graças à sua composição orgânica rica em cálcio, algas marinhas e zeólitas. Permite flores mais abundantes e coloridas.

Limita o risco de lixiviação e alimenta gradualmente.

Dose média de 50-150 g/m². Adubo organo-mineral NPK (MgO) 7-4-5+2

Utilizável durante todo o ano.

Saiba mais em http://www.kb-jardim.pt/nossos-produtos/adubos-para-plantas

little-fox-297873_1920

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo