As plantas vivazes são um grupo de plantas herbáceas que durante o Inverno morrem à superfície do solo mas toda a parte da planta debaixo do solo hiberna, brotando de novo na Primavera e formando hastes, folhas e flores. No final do Outono dá-se início ao novo ciclo com a morte das zonas da planta acima do solo. De um modo geral resistem ao Inverno salvo se existir excesso de água.
Usadas em pequenos jardins, são fáceis de adquirir, não são dispendiosas e não ocupam muito espaço. O Lupinus polyphillus, as Plhox, as peónias (Paeonia), as ásteres ou despedidas (Aster) e as esporas (Delphinium ajacis) são espécies bem conhecidas de toda a gente e muitas delas também não faltam em nenhum jardim. Algumas até são espontâneas, como por exemplo o dente de leão ou taráxaco (Taraxacon) o Lamium, o Chamaenerion angustifolium e a Cardamine pratensis.
Nos viveiros encontramos certas plantas que incluímos no grupo de subarbustos como a Alfazema (Lavandula angustifolia), a Santolina e o Teucrium são exemplos de plantas mais resistentes ao Inverno e que podem de forma harmoniosoa compor estes canteiros.
As vivazes têm características excelentes para a construção de jardins e dada a variedade de plantas existentes convém planear o que se vai colocar. Essas escolhas podem ser por exemplo por cores, por tempos de floração, pela altura e volumetria.
A melhor época para plantar as vivazes é na Primavera ou no Outono. É melhor plantar quando a planta ainda está na fase de hibernação, a sua adaptação vai ser mais eficaz.
Se vai formar canteiros aconselhamos colocar as vivazes dominantes mais altas ao fundo. As secundárias têm folhas decorativas de altura média e colocam-se à volta das dominantes e finalmente aquelas a que chamamos de encher, mais baixas, completam os espaços em aberto e nas bordas dos canteiros. Existem igualemnet plantas que se desenvolvem a velocidade diferentes e por isso é importante ter este aspecto em conta.
As plantas vivazes precisam de alguns anos para se adaptarem e crescerem mas os resultados vão compensar.
Também ter em conta as exigências que as plantas têm em relação ao terreno. Enriqueça a terra com substrato que estas plantas agradecem e para as que formam caules ou folhas grandes um pouco de fertilizante no final do Inverno é bem vindo.
Recomendamos a utilização do produto da Gama Naturen Adubo Roseiras e Arbustos:
Ideal para todas as variedades de roseiras, flores e arbustos floridos.
Até 3 meses de nutrição completa graças à sua composição orgânica rica em cálcio, algas marinhas e zeólitas. Permite flores mais abundantes e coloridas.
Limita o risco de lixiviação e alimenta gradualmente.
Dose média de 50-150 g/m². Adubo organo-mineral NPK (MgO) 7-4-5+2
Utilizável durante todo o ano.
Saiba mais em http://www.kb-jardim.pt/nossos-produtos/adubos-para-plantas
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.