Mais uma Flor do Barrocal.
Entre a Estação dos Caminhos de Ferro de Messines e a Quinta dos Oregãos/Monte de Boi, a caminho do “Poço Alegre”, encontrei vários Maios. Flor elegante de cores vivas, apresenta contraste entre o violeta e o amarelo.
Do “Poço Alegre” temos uma boa panorâmica para a Vila de Messines, e o Penedo Grande como fundo.
Íris Xiphium, L
Espécie: Íris Xiphium
Família: Iridaceae
Nome comum: Maios
Floração: Abril a Maio
Distribuição: Sudoeste Europeu até Itália e Norte de África.
Habitat: Solos calcários, argilosos, pedregosos e incultos.
Fotos Recolhidas no Algarve: Qt. Dos Oregãos/Monte Boi – Messines Foral – Algoz
Coordenadas: 37.254510, -8.290680 / 37.193215, -8.246908
Descrição: Planta bolbosa perene cujo caule atinge cerca de 80 cm de folhas glaucas. Encontra-se em inflorescências solitárias ou em grupo de duas a três flores, cujos pedicelos medem cerca de 4 a 12 mm.
As flores aproximadamente com 10 cm de diâmetro, de cor violácea ponteada a amarelo e branco nas tépalas externas, apresentam a seguinte estrutura: cada flor é constituída por três segmentos internos de cor violácea (pétalas), oblanceolados e três segmentos externos de cor violácea e amarela (tépala) de perianto com 4 a 7 cm, glabros. A cor amarela estende-se ao topo da tépalas externas. Estas são hermafroditas com três estames.
Os frutos são cápsulas oblongas subtrigonais e as sementes de 3 a 4 mm, angulosas, castanho-avermelhadas e rugosas. Fonte: Wikipedia
Manuela Rocha é natural de Almada, formada em Engenharia de Sistemas Marítimos de Electrotecnia e Telecomunicações, especializou-se na área da electrónica marítima.
Nos seus tempos livres gosta de passear e fotografar a Natureza em todas as suas dimensões, mas o que a cativou foram as flores silvestres que de forma espontânea estão aí a surpreender com a sua beleza.
Com um levantamento de imagens feito ao longo de vários anos o Portal do Jardim vai contar com a sua preciosa colaboração partilhando connosco as suas descobertas.