A Poda da Roseira

Categorias: A Fazer Agora, Inverno

Tags: , ,

Comentários: 64 comentários | Partilhar!

Fotos: Portal do Jardim
Corte Correcto: Oblíquo e no sentido que brotará a gema, a poucos milímetros de distância.

Corte Correcto: Oblíquo e no sentido que brotará a gema, a poucos milímetros de distância.

Geralmente, nos meses mais frios do ano, e quando as roseiras se encontram num estado “dormente”, devem ser podadas de forma a permitir que a planta se desenvolva com a sua força dirigida a um crescimento correcto e que a ajude a produzir flores de qualidade. A maioria das plantas precisam de ser podadas, mas no caso das roseiras, a poda torna-se muito importante para o correcto desenvolvimento das mesmas. Em termos gerais, a época da poda da roseira será no início da estação de crescimento, a Primavera. No entanto, e se a sua zona for muito fria e ventosa, é aconselhável também podar no Outono, para que as roseiras não sofram danos fortes durante o Inverno.

Normalmente a primeira poda deverá ser feita um ano após ter sido plantada – a dita poda de formação, que vai orientar a estrutura da roseira. Após esta primeira modelagem da planta, deverá ser feita a limpeza anual da roseira onde a poda vai eliminar os ramos danificados, quebrados, ou com pragas que, se deixados permanecer, enfraqueceriam a planta, retirando força aos ramos saudáveis que têm o potencial de dar flores com mais qualidade.

Corte Errado: Horizontal e demasiado longe do local onde a gema brotará.

Corte Errado: Horizontal e demasiado longe do local onde a gema brotará.

Deve-se no entanto ter atenção à altura em que a poda da roseira é feita. É aconselhável aproveitar a época quando a temperatura for no máximo 10ºC, dado o estado de dormência da planta. A fase da Lua deverá ser minguante pois, embora não esteja provado, diz-se que é mais favorável para as plantas fazer a poda nesta fase lunar.

A poda das roseiras vai sempre depender da espécie em questão (será diferente se se tratar de um arbusto ou de uma trepadeira) e terá duas funções: modelar e revitalizar a planta.

Existem três tipos de poda a ter em consideração com respeito às roseiras:

Poda Baixa: Faça primeiro uma limpeza da roseira, retirando os ramos secos, fracos e mal formados. De seguida corte todas os ramos, deixando-os a uma altura de 20 a 25cm (a partir do ponto de enxerto). Corte sempre em diagonal aproximadamente 1cm acima da gema mais próxima. Isto ajudará o brotamento. Ideal para rosas-rasteiras, rosas “Santa Teresinha” ou miniaturas.

Corte Errado: No sentido contrário ao crescimento da gema.

Corte Errado: No sentido contrário ao crescimento da gema.

 

Poda Alta: Faça uma limpeza à planta da mesma forma que na poda baixa e corte os ramos a uma altura de 80cm a 1 metro. As hastes mais fortes podem ficar um pouco mais longas, mas procure que a roseira fique a uma altura adequada ao lugar onde está situada. Este tipo de poda é dirigida a roseiras em arbusto e trepadeiras, embora não precise de ser tão drástico no último caso.

 

Poda Parcial: Faça a mesma limpeza como nos casos anteriores e em seguida pode as hastes para um terço do seu comprimento total. Esta poda é mais adequada a roseiras silvestres e trepadeiras cujas hastes alcancem 3 metros de comprimento ou mais. É muito importante que deixe as hastes presas ao tutor de modo a que haja um brotamento das gemas.

É sempre importante fertilizar uma planta depois da poda, para permitir que se alimente de forma a alcançar o seu potencial nas condições em que se encontra.

Fruto da Roseira: Adie a poda do Outono para usufruir destes elementos decorativos.

Fruto da Roseira: Adie a poda do Outono para usufruir destes elementos decorativos.

 

O Corte Correcto

Deve podar as hastes sempre na diagonal e a poucos milímetros da gema mais próxima. Nas imagens poderá ver o corte correcto (e os incorrectos), que deve ser aplicado para permitir que a planta cresça com mais força, que no fundo é a função da poda.

Nota: se quiser que a roseira dê frutos (algumas roseiras premeiam o seu jardim com frutos de várias cores) atrase a poda de Outono. A poda correcta varia de espécie para espécie, tendo sido aqui dadas as regras gerais. Consulte o local onde comprou a sua roseira para informações mais específicas.

Sites Consultados:

http://www.botanical-online.com/rosesjardineriacastella.htm

http://www.tusplantas.com/jardin/flores/flor/?pagina=jardin_flores_flor_001_001

http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/ao1rosas1.html

 

Os links externos são da responsabilidade dos seus respectivos autores/produtores. O Portal do Jardim não assume qualquer tipo de responsabilidade sobre o seu conteúdo.

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

ASTRID INVERNO BISHOP é licenciada em Geografia Humana e Física pela Universidade de Reading (Reino Unido), viajou pelo Mundo, viveu na Bolívia e nutre um enorme fascínio pelo mundo natural. Há muito que é uma entusiasta pelo Jardim e é co-criadora do Portal do Jardim.com.

Comentários

Existem 64 comentários, deixe o seu

  • minha roseira e trepadeira eu podo ela só deu rosas uma vez e agora so cresce sem rosas.

  • Obrigada pela ajuda, depois que segui rigorosamente o que aprendi com vcs. minhas roseiras deram flores o ano todo. Cada rosa mais linda que a outra. Obs,: Eu converso com minha roseiras todos os dias, verifico como elas ficam lindas em silêncio.

  • -Não posso deixar de comentar , pois adoro roseiras. Tenho várias nos meus jardins, algumas já antigas outras novas que transplantei.
    Já agora , gostava de saber qual o significado de ter roseiras em casa, dão-nos sorte?

  • Quanta bobagem…
    a poda é feita durante o inverno, quando a planta está em dormência. Em regiões muito frias se faz a poda no final da estação, não no outono. Cuidado com as informações!

    Renato

  • Eu plantei uma muda de rosa vermelha no quintal já tem 4 anos e eu sempre podava quando sentia vontade. Ela ficou com galhos muito secos e eu acabei podando demais e ela não quer mais brotar. Eu já mudei a terra ao redor dela e nada. O que eu faço.
    angeloveboy@hotmail.com :-(

  • Um idiota assim nao merece sorte

  • As rosas em casa dão sorte?! Sim, pq são lindas floridas…mas não devem aguentar muito tempo…é uma planta de exterior. :lol:

  • Tenho uma roseira muito antiga,[20 anos], quando mudar de casa posso levá-la comigo? Neste verão está chovendo muito, isto vai prejudicá-la ?

  • gostaria de saber se posso mudar a minha roseira para 1 vaso grande o meu marido me ofereceu mas esta num vaso pequeno ela e grande vermelho escuro sera que a posso mudar …. alguem me ajuda ? s.f.f. obrigado ( a)

  • A Agricultura, para mim, é um pilar de subsistência da humanidade. A floricultura è ja ” um bem supérfulo”, na minha opinião, mas com uma Arte e Beleza Imconfundivel.
    Admiro e respeito muito a quem nos embeleza e á Mãe Natureza. Bem hajam os “enriquecedores do Ambiente. Parabéns.

  • Não tive tempo de podar minhas roseiras no momento indicado. Agora estamos em outubro. O que fazer?
    Aguardo sua resposta pelo email.

  • adoro flores, prinçipalmente rosas, aqui encontrei tudo que eu preçisava, adorei.

  • eu tenho roseiras há alguns anos. são podadas em Dezembro ou Janeiro, corto como sei, muito, mas elas deitam cada vez mais rosas. Não precisam de muitos cuidados, nem de muita água. São lindas.

  • gostaria de saber em que mes tem que podar as rodseiras,
    alguém pode me responder??

  • tenho muitas roseiras em casa elas estavam lindas sempre carregada de rosas mais agora elas cairam todas as folhas e ficaram feias e cresceram demais o que faço pra que elas volte a ficar lindas espero a resposta por favor

  • @julia maria da costa
    As roseiras devem ser podadas no Inverno quando a planta está dormente – Dezembro, Janeiro… (no hemisfério do Norte)
    @Sonia Aparecida de Souza Santana
    As minhas também estão um pouco esquisitas depois destas chuvadas tremendas dos últimos dias. Vou cortar as flores que secaram ou que ficaram danificadas e esperar que recupere ainda esta estação…

  • plantei a minha roseira agora ela e inchertada tem um mes oque tenho que fazer p cultivar ela ate q de rosas e como podar ela qual e o mes da poda obrigado

  • Gostaria, de saber como se faz pode de roseira em forma de arvoreta.
    Vi em um site esta forma, e ficou linda!!
    Como poderia fazer.
    Obrigado.

  • olá, gostaria de saber como se faz poda em forma de arvoreta. acho lindo e quero fazer nas minhas roseiras. obrigado.

  • Tenho uma roseira plantada no quintal ,ela esta enorme,pois nao fiz a poda no tempo certo(estamos no mês de agosto)normalmente ela da em um galho de 8 a 10 rosas(parece um buque )e muita linda, hj. esta aparaecendo alguns botoes, mas percebo que não tera a quantidade normal.Sera que posso poda-la,para tirar os galhos que estão muitos longos? não vou prejudica-la, pois sempre deu rosas em buques maravilhosas..

  • Tenho a roseira em vaso pequeno.
    Desejava mudar para um vaso maior.
    Em que altura do ano o devo fazer?
    Aguardo resposta.
    Malhores cumpimentos

  • Quando a rosa termina seu ciclo de vida o que faço? Extirpo o que restou da flor e faço uma poda no galho de sustentação ou deixo simplesmente secar?

  • Gostava d saber em zonas frias quando é que se pode fazer a poda das roseiras

  • Comecei a pouco tempo me interessar por rosas e apaixonei, mas perciso saber quantas xs por ano e época. hoje é dia 16-12-2011.
    Obs: Aguardo a resposta por e-mail
    Obrigado.

  • Desculpe o erro, eu quis dizer preciso. rsrsrs

  • Minhas roseiras eatão com as folhas amareladas e com manchas pretas. Já as pulverisei com sulfato de cobre mas não melhoraran. Seus galhos ficam sem folhas e muito feios. Pode me ajudar? Estão plantadas em canteiro com sol o dia todo. Agradecida. Mirian

  • a data favoravel para a poda das rosairas na ilha da MADEIRA

  • Tenho um enorme pé de rosa vermelhas e três mudas que vou distribuído para amigas e uma prima e rosa cacho elas são lindas e vou encher meu quintal delas só tem um porém
    como vou podar os galhos grosso pois ele já estar com mas de 2,00 de altura

  • A minha roseira ja deu flores. Gostaria de saber como posso adubar o meu vaso; se revolver a terra e misturar com estrume ou só com fertilizante liquido. Ah, se for o caso, qual a composição do fertilizante.
    No aguardo de uma resposta, antecipo meus agradecimentos, Valdir.

  • eu moro em uma casa q as roseiras nunca foram podadas sao galhos para todos os lados e sem forças para segurar as flores como devo agir para melhoralas

  • Gosto muito de flores.
    Certamente de rosas sou louca.
    No ano passado pedi a uma amiga para me dar algumas hastes para plantar. Eu não tenho quintal, por isso plantei em vasos. Como não era altura para fazer isso, plantei em vasos e coloquei mais que uma haste em cada vaso.
    Os vasos são grandes. Todas as hastes pegaram e estão muito bonitas mas agora não sei se devo deixar assim ou se tiro e deixo só uma em cada vaso. Gostava e agradecia muito que me orientasse porque elas estão mesmo bonitas e não as queria perder. Cada vaso tem 3 hastes. Será que é muito? Obrigada espero a vossa orientação.Obrigada.

  • mudei para uma casa que tem duas roseiras uma vermelha a outra amarela que tem flores o ano todo mais quero mudar ela de lugar qual o mes que devo fazer isso e como devo fezer.

  • queria dizer que eu te amo mãe (beijos )
    e que agora voce vai podar as suas roseiras certinho !!!

  • Gostaria de saber qual o mês certo para podar as roseiras,e o que fazer para que elas fiquem fortes.Qual o adubo mais adequado? Espero sua resposta por email.Obrigada.

  • Muito obrigada, sempre tive duvidas a respeito de como podar as roseiras e nunca havia encontrado uma explicacao mais clara que esta. Agora sera bem mais facil.

  • Foi de muita serventia o ensino de como podar roseiras. Obrigado.

  • minha roseira e trepadeira na janela e nao consigo
    mais segura-la porque so quer trepar dia e noite
    oque eu faco trepo ou nao trepo.

  • Adorei o artigo sobre poda.
    Sempre fui apaixonada por plantas em geral, no entanto as Roseiras são as que mais admiro.
    Meu sogro estava reformando a casa e não teve tempo para cuidar das roseiras; minha sogra foi podar e creio que podou errado, já faz quase um ano e meio que elas não dão flores. Além da poda sugerida neste artigo, há alguma ‘poda radical’ e fertilizantes para que floresçam mais rápido e fiquem saudavéis? As Rosas e eu agradecemos desde já. ^^

  • Ter roseiras em casa e bem cuidadas é motivo de alegria o ano todo. Matéria excelente.

  • alert(“sempre tive duvidas a respeito de como podar as roseiras!”);

  • Adorei a matéria. Sou apaixonada por flores. Todas!!!!!!!!!!

  • Carmen Martins Campo Grande – Mato Grosso do Sul

  • tenho varios pes de resas inclusive enchertadas mas elas ficam sem flores e folhas ,o que devo fazer sera que e o solo , tenho varias orquideas presas no muro com xaxim ano passado elas comesarama florir so que a noite as lesmas comem todos os botoens ja fiz varias iscas nao tive sucesso , agora elas estao cheias de botoes por favor me indiquem um remedio para que eu possa por sem prejudicar minhas orquideas fico esperando uma resposta o quanto antes pois , quero ver meu muro todo florido pelo menos este ano desde ja muito obrigada

  • comprei algumas mudas enxertadas agara tem que podar obrigada 26 09 2012 7: 40

  • Ola,eu amo flores,plantas em geral.As rosas são as que mim encantam mais.Estou fazendo um jardim um pouco mais de 2 anos.E tenho um lugar especial para as rosas aproximadamente 20 pès de rosas algumas são trepadeiras .Como aqui fica muito frio chega fazer
    -30g.muita geada.Priciso de dicas que mim ajude.Eu não sei certamente onde cortar,quando devo cortar em fim alguèm pode mim ajudar.Eu agradeco desde jà.

  • Quando a rosa murchou, deve ser cortade em diagonal e procurar a folha que tem 5 folhas, corta -se acima assim tem rosas todo o ano,

  • Ola, parabens pela dica, moro num lugar privilegiado para roseiras, tenho varias, mas tbm duvidas, tipo, depois q a rosa despetala, é correto retirar o fruto?
    Na floricultura, se vou comprar rosas, vejo uma haste, e um botao lindo, como pode, as minhas dao normalmente de 5 à 8 ou mais rosas, pq?
    Obrigado, e parabens pela pagina.

  • Boa noite,tenho uma roseira em casa ela é muito linda,,mas ela deu uma secada nas folhas,,e está com muitos brotos novos,,gostaria de podar,,pois está grande e ela é plantada em vaso grande,,não sei se devo realizar a poda assim mesmos.Obrigada

  • Olá, sou uma amante de flores em geral e sempre que compro um buquê de rosas penso em fazer u7ma muda, mas nunca alcanço o resultado. Gostaria de saber se tem alguma técnica para se fazer mudas através de um caule de rosas cortadas. Desde já aguardo ansiosa por uma resposta.

    Um grande abraço!!

  • Gostaria de saber, por que as roseiras matizadas são tão dificeis de serem cultivadas ? Plantei mais de 50 roseiras de cores diferentes e , as matizadas por incrivel que paressa moreram todas. Outra qual o fungicida ou fungicidas mais e inseticidas mais recomendados?
    Obrigado.

  • ola bom dia,gostava de saber se quando se podam as roseiras se podem aproveitar os ramos para plantar outra vez e assim obter mais roseiras sem serem compradas e qual o mes certo.
    sem mais obrigado
    atensiosamente
    MANUEL OLIVEIRA (ilha de jersey)

  • @manuel oliveira – eu aproveito os ramos das minhas roseiras para fazer novas plantas. Escolho sempre os caules maiores, e com rebentos e poucas folhas. Corto a parte de cima e de baixo e coloco na terra. A altura em que faço isto, é na altura da poda, em que a planta está a “hibernar” – ou seja, no Inverno. Espero que ajude…

  • Gostaria de saber o que é o “ponto de enxerto” mencionado nos textos sobre poda de roseiras.
    Obrigada

  • QUE ROSA LINDA.

  • podei minha roseira ela tipo trepadeira e não tem espinhos e depois da poda está soltando uma gosma dos troncos é normal eu podei bem baixa tem problema.obrigado

  • Minha roseira ta com uns calombos (nós) tentei achar algo a respeito para mim, mais não consegui nada a respeito.
    Gostaria de saber se estes nós (calombos) prejudicam o crescimento, pois a roseira deve ter uns 8 anos porai e pelo aspecto parece que ta enforcando os talos apos o nó (calombo).

  • Olá, muito boa sua matéria.
    Tenho algumas roseiras, uma da vermelha, ela vinha dando flores direto, mas depois parou em julho, e eu podei em agosto. Depois da poda ela deu uma florada e parou, onde nasceram as flores deu fruto e eu cortei as ponta do galho, mas não nasceu mais flor. O que devo fazer para que ela volta a florar?

  • Adorei a matéria. Mas tenho uma duvida estamos agora em fevereiro/2014 e em março/2014, (época de calor e está muito forte) estrei mudando de casa para apartamento, lá tem uma área que pretendo coloca-la.
    Porem vou ter que pode-la nesta época q está muito quente ela vai reagir com está poda?. Qual seria a melhor, radical, média, parcial? Poderei tirar seus espinhos para mudança?! Bom ela é a mini branca de cachos, tem 2 anos. Obrigado e aguardo sua resposta. Até lá…

  • Olá ótima matéria. Atualmente minha mãe tem uma roseira vermelha não sei de que especie é, porem ela ficou com as folhas,os botões e os espinhos alaranjados de um dia para o outro como se estivesse secando, gostaria de saber se ainda podemos fazer alguma coisa para salva-la.
    Aguardo sua resposta! Muito obrigado.

  • plantei minhas mudas de roseiras onde não pega muito sol e elas não estão florecendo e as folhas ficam com manchas e caem. gostaria de saber se posso trocalas para outro local onde peguem mais sol, e como devo fazer? obrigada.

  • OLÁ TUDO BEM .
    ACHO QUE FIZ LOUCURA PODEI MINHAS ROSEIRAS ESTE MÊS DE MAIO E AGORA ME AJUDE TENHO DE QUE ELAS NÃO BROTE SOU APAIXONADA POR ROSAS CUIDO DELAS COM MUITO CARINHO A GORA MOLHO DUAS VEZES AO DIA
    FALA QUE O MÊS E JUNHO !!
    ABRAÇO AMPARO SILVA

  • plantei ontem uma muda de rosas branca como cultivar ganhei flores no dia das mães como cuidar para não morrer

  • O seu comentário aguarda aprovação.
    plantei ontem uma muda de rosas branca como cultivar ganhei flores no dia das mães como cuidar para não morrer

  • boa tarde, eu coloquei alguns galhos de rosas no jarro com água já brotou mais ainda não criou raiz, tenho que esperar mais um pouco? a água deve ser rocada? fazem +- uns 10 dias e eu percebi que ainda têm nos galhos botos pequenos para serem crescidos alguns já estão com folhas, já está na hora de fazer o plantio?

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • No seu relvado que tipo de equipamento utiliza?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 10 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 8 Convidados, 3 Bots