Cerejeira muito decorativa pela sua flor e profícua no fruto

Categorias: Árvores de fruto, As Plantas, Featured

Tags: ,

Comentários: sem comentários | Partilhar!

feature photo

Sabia que uma cerejeira pode dar entre 35 a 45 kg de fruta?

No nosso País temos a mais conhecida zona de produção de cereja, o Fundão, e que conta com verdadeiras rotas turísticas nesta altura do ano coincidindo com a apanha deste delicioso fruto, mas é no no início da Primavera que a flor de cerejeira conquista a Serra da Gardunha, num admirável manto branco de flores apelando aos sentidos.

Mas existem outros locais onde a produção é abundante e muitos privados gostam de ter um a cerejeira no seu jardim. A sua folha é caduca requer o sol direto e um solo leve e bem drenado. Pode atingir larguras até 45 m e alturas até 9 m.

cherry-blossom-6877_1920

Nas cerejeiras (Prunus avium) distinguem-se três grandes grupos de variedades segundo a cor do fruto: preto, vermelho e amarelo. Podem ser mais sólidas ou moles, o ideal é cultivar duas variedades compatíveis. As árvores produzem flores brancas ou ligeiramente rosadas durante a Primavera, seguidas pelo fruto no final de Maio até meados de Julho..

Se vai plantar uma árvore adquire exemplares com as raízes nuas, entre os 90 cm e os 1,50cm e que não tenham mais de 3 a 5 anos. A plantação deve ser no Outono ou Inverno e pode ser num vaso. Não opte por plantas secas com mais de um tronco.

cherry-1216721_1920

Plantação

Deve ser num local com bastante sol direto e abrigado do vento. O solo deve ser bem drenado e se plantar a árvore num plano inclinado favorece essa mesma drenagem. Se plantar diversas variedades distancie-as 7m. Escave um buraco grande e misture a terra com adubo, deixe a apenas o tronco principal com 2 a 4 ramos laterais a 45°. Pode todos os ramos até 20 a 30 cm de comprimentos, faça um cone de terra e disponha as raízes de modo a que o tronco fique ligeiramente mais alto em relação ao nível do terreno. Muito importante é inserir um tutor a uma distância de 5 a 8 cm do tronco evitando as raízes claro. Encha o buraco com terra compactando bem de forma a eliminar as bolsas de ar. E agora é só regar.

cherry-212601_1920

As árvores saudáveis crescem 30 cm ao ano. Se o crescimento não for normal convêm analisar o solo.

Colher as cerejas com a ajuda de uma tesoura . Devem ser consumidas logo ou congeladas.

Particularidades do terreno, por exemplo demasiado azoto debilita a planta e deve ser corrigido. As árvores mais velhas devem ser podadas no Verão para reduzir a folhagem e favorecer os botões florais.

cherry-167341_1920

Outros aspectos importantes: Pertence á familia das Rosáceas, sub-familia Prunoideas e género Prunus. É uma espécie de grande interesse florestal, produzindo madeira de excepcional qualidade, sendo bastante rústica e de rápido crescimento. O tronco é direito, de casca lisa, cinzenta acastanhada, destacando-se em anéis transversais. A copa é ampla e formada por ramos divergentes, as suas folhas são simples, caducas e as flores brancas e aromáticas, formam longos colares pendentes. Os frutos são pequenos, globosos, carnosos, negros e com suco anegrado. A sua área natural estende-se por quase toda a europa, excepto na parte mais Setentrional, Ásia Menor, Arménia e Cáucaso. Em Portugal concentra-se essencialmente no Minho e Beiras, até à altitude de 800m, em clima de acentuada influência Atlântica, muitas vezes associada ao Carvalhal da zona continental seca e fria.

Cerejeiras na Serra da Gardunha

Cerejeiras na Serra da Gardunha

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

O que achou deste artigo?

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • Pensa adquirir ou já adquiriu algum equipamento a bateria para manutenção dos jardins?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 12 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 9 Convidados, 3 Bots