A CARREGAR

Type to search

Jardins e Palácio Real de Pedralbes, Barcelona

A equipa da Tudo Sobre Jardins ruma a Barcelona todos os anos. Mantemos a tradição de escolher um Jardim ou Parque para visitar e fotografar. Sendo uma cidade muito rica em espaços verdes tem sido fácil arranjar um tema e que ainda não está esgotado.

Em Outubro de 2016 foram os Jardins e o Palácio de Pedralbes que cativaram a nossa atenção.

Article/Texto: Luisa Mendes Photos/ Fotografia: Luisa Mendes

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Atrás de uma parede de 250 metros de comprimento coberta de buganvílias, encontram-se dos jardins mais majestosos de Barcelona: os Jardins del Palau Reial de Pedralbes. Com ambos os estilos, Francês e Inglês, e ainda um toque romântico. Num espaço muito luxuriante somos transportados para uma época em que o esplendor e a majestade era elementos chave na paisagem.

Quando transpomos o magnifico portão em ferro forjado temos um grande espaço, no centro do qual se encontra uma piscina de forma oval com uma escultura de uma mulher no meio.

O parque surge como resultado de um incêndio que no dia de Natal de 1875, destruiu o edifício do século XVII.

Foto 1

De 1919 até 1931 foi a residência da família real espanhola quando visitavam a cidade. Abriga o Museu da Cerâmica (desde 1990), o Museu Têxtil e de Indumentária e o Museu das Artes Decorativas.

A terra correspondente foi adquirida pelo conde Eusebi Güell e pelo seu vizinho Can Cuiàs de la Riera. Juntos formaram a Finca Güell, uma extensa parcela de terreno (30.000 m²). O edifício Can Feliu foi remodelado pelo arquiteto Joan Martorell i Montells, que construiu um pequeno palácio ao estilo das Caraíbas, juntamente com uma capela de estilo gótico, rodeado por magníficos jardins.

Mais tarde, a remodelação do edifício foi dada a Antoni Gaudí, juntamente com a construção de um perímetro circundante parede e os pavilhões de entrada lateral. Gaudí também projetou parcialmente os jardins ao redor do palácio, colocando duas fontes e uma pérgula e plantou muitas plantas mediterrânicas como palmeiras, ciprestes, magnólias, pinheiros e eucaliptos.

A fonte de Hércules (fonte de Hércules) ainda existe hoje no local tendo sido restaurada em 1983.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Eusebi Güell entregou a casa e o jardim à família real, como agradecimento pelo seu nobre título de Conde que lhe foi dado em 1918.

A casa foi então remodelada para se tornar um palácio real. O trabalho foi feito de 1919 a 1924 pelos arquitetos Eusebi Bona e Francesc Nebot.

Os jardins foram desenhados por Nicolau Maria Rubió i Tudurí, de um desenho que incluía, numa área geometricamente decorativa, muitas das árvores já presentes, um lago com muitos elementos decorativos, a fonte de Gaudi, bancos de bambu, três fontes iluminadas da autoria de Carles Buïgas, o mesmo da Fonte Mágica de Montjuïc e muitas estátuas como a da Rainha Isabel II com seu filho Alfonso XII na frente do palácio, da autoria de Agapit Vallmitjana.

Em 1924 tornou-se oficialmente um palácio real, mas com a proclamação da segunda República espanhola em 1931 tornou-se propriedade do governo da cidade, que decidiu torná-lo um museu de artes decorativas, inaugurado em 1932.

15

SAMSUNG CAMERA PICTURESFestival de Música nos jardins de Pedralbes e que se celebra nos meses de Junho e Julho é um evento muito concorrido e com um programa vasto de concertos de vários estilos musicais.

Morada: Avenida Diagonal, 668

08034 Barcelona Espanha

Horário:

1de  Nov  a 31 de Março 10h – 19h

1de  April  a  31 de Outubro 10h – 21h

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo