Ervilha

Categorias: A Horta & Agricultura Biológica, Featured, Os Artigos

Tags: , , ,

Comentários: 3 comentários | Partilhar!

feature photo

A ervilha é originária do Continente Asiático, existindo vestígios da sua utilização na alimentação dos povos que aí viviam, os chineses há milénios que utilizam tanto a folha como as vagens na sua alimentação.Aqui na Europa já na idade do cobre, os homens das cidades lacustres cultivavam a ervilheira para além da cevada e do milho-miúdo.

Os gregos e Egípcios já a conheciam e era por eles cultivada e muito apreciada, foi durante muitos anos um recurso de grande importância em épocas em que à excepção dos cereais, pouca variedade de alimentos podia ser consumida durante o  Inverno, a ervilha foi durante muito tempo o único legume seco.Mais tarde na Idade Média adquiriu-se o hábito de consumir as vagens frescas mas também as suas folhas e rebentos.

A ervilha verde ou “pequena ervilha”petit pois em francês e pea em inglês, em espanhol tem o nome de guisante, surgiu no século XV em Itália, (onde é conhecida por pisello), depois em França, e foi introduzida na América no século XIX.

As ervilhas são hoje plantadas um pouco por todo o mundo

O seu nome científico é Pisum sativum L.e pertence à família das Leguminosas ou Fabáceas.

Cultivo

Apesar de ser pouco divulgado em Portugal, é possível cultivar ervilhas não só pelas suas vagens, mas também para consumo das folhas tenras e rebentos, têm um sabor semelhante às “mangetous”(ervilhas que se colhem e consomem antes da vagem estar completamente formada) e que são deliciosas, as folhas e rebentos podem ser utilizadas salteadas ou em sopas ou saladas, tal como utiliza os espinafres.

Caso possua uma estufa poderá cultivar ervilhas todo o ano, poderá mesmo cultivá-las em vaso numa varanda ou terraço desde que mantenha sempre o solo húmido e as plântulas borrifadas, convém plantá-las em local e fresco e com luz, quando as plantas atingirem cerca de 5cm de altura poderá colhê-las, deixando duas folhas em cada caule para que voltem a crescer e dar-lhe possibilidade de uma nova colheita.

As ervilheiras dão-se bem com as cenouras, nabos, rabanetes, pepinos, milho, feijoeiro e batateira, assim como muitas ervas aromáticas, não se desenvolvem bem com a cebola, o alho ou os gladíliolos.

Enterrar a planta depois da colheita ou introduzi-las na pilha de composto pois como todas as leguminosas são benéficas para o solo ajudando a fixar o azoto.

Para combater os pulgões das ervilhas, junte cinzas de madeira na base da planta ou borrife com um preparado biológico de piretro (Chrysanthemum cinerariaefolium).

Propriedades

Existem vários estudos feitos sobre as propriedades das folhas da ervilha comprovando que são um excelente alimento com propriedades diuréticas, equilibram o açucar no sangue sendo portanto recomendada a diabéticos, são ainda úteis em casos de arteriosclerose e melhoram o funcionamento dos rins.

São também ricas em vitaminas e minerais.

Tanto a vagem da ervilha como as folhas são recomendadas em casos de anemia e cansaço.
As ervilhas são ricas em proteínas, minerais como o potássio, fósforo, zinco, ferro e cobre e em vitaminas, sobretudo do grupo B.

Existem já à venda nalgumas lojas folhas de ervilheira, normalmente em embalagens juntamente com outros vegetais para saladas como alface verde e/ou vermelha, rúcula, chicória, beldroegas etc.

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

FERNANDA BOTELHO nasceu a 19 de Agosto de 1959 na Tojeira, inspirada pela lua-cheia a brilhar sobre a Serra de Sintra. Da infância no campo guarda cheiros de vindimas, alfazemas, manhãs de orvalho e orégãos…Ruma a Londres onde estudou plantas medicinais, pedagogia Waldorf e Montessori, yoga, e aí viveu 15 anos salpicados por muitas outras viagens, Índia, Indonésia, América do Norte e Sul, Caraíbas, Itália, Grécia etc. Desde 1998 que é membro da Herb Society UK. Escreve em revistas de jardinagem, tem o curso de guia de jardim botânico, tendo orientado visitas às plantas medicinais dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian. Os seus livros infantis"Salada de flores e "Sementes à solta" estão recomendados pelo PNL (Plano nacional de leitura). A sua agenda de plantas medicinais já vai na 4ª edição e a de 2013 é dedicada à importância das sementes. Blogue Malva Silvestre.

Comentários

Existem 3 comentários, deixe o seu

  • [...] ervilha (Pisum sativum) é uma planta (legume) da qual existem mais de duzentas variedades, e de suas [...]

  • Muito útil, como tudo o que tenho lido neste portal!

  • ola gostaria de saber o nome de ervilha em frances e se possivel enviarem um tradutor pro meu email de frances de parry para portugues e se possivel quero limpar meu nome no serasa de 120 rs a tim e amostras de medicamentos juniorbrasilcaruaru@hotmail.com e meu email c junior honorio fone 81 88111699 e o face o msm do email e sibutramina gratis tb e tb qd torci o pe ele passou e queria se aulguem tiver amostras gratis de antiinflamatorios to sem poder andar e com o pe inxado e o medico passou coltrax e doloxonin da daychy sankio e nao tenho dinheiro para comprar e quebrei o dente ta doendo uma barbaridade to pesando 16 kl s e fui no dentista do governo aqui e ta tudo perdido ok e ele passou alivium se euguem tiver amostras dentistas ou ortopedistas desses ae acima ou ate celebrex okm favor me ajudem ta doendo muito pode ser por sedex urgente desde vja agradesco atenciosamente junior honorio meu endereco e rua tupy b n 84 bairro salgado complemento primeiro andar ok favor entrar em contato moro em sp e em caruaru ok grato

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • Faz compostagem no seu jardim?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 6 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 3 Convidados, 3 Bots